segunda-feira, 25 de março de 2013

Não acredito no amor


Se alguém vier me perguntar se eu acredito no amor, a minha resposta será não. Isso mesmo N-Ã-O. Você não leu errado, eu não acredito mesmo. Mas antes de eu ser chamada de mau amada, ou qualquer outra coisa, me dê a chance de explicar.

Eu não acredito no amor que é dito na primeira semana de namoro. Aquele amor que promete ser a vida toda, mas por qualquer motivo, acaba. Não acredito que isso seja amor. Um status de relacionamento em uma rede social não pode e nem deve significar esse sentimento.

Não acredito no amor que seja dito "de graça", quando é cheio de cobranças e barganhas, onde a liberdade do outro não é respeitada. Me sinto sufocada só de imaginar esse tipo de amor. Pior do que esse, só o amor por conveniência, àquele que na frente dos outros é perfeito, e quando só estão os dois, se olhar nos olhos é raridade.

E naquele amor ao próximo que dizemos praticar, mas nem damos um mero bom dia para o lixeiro? Esse eu nem me dou o benefício da dúvida, isso não é e nem pode ser amor.

Desconfio de pessoas que dizem isso como um recém-nascido que foge do colo daquela tia que nunca viu. Me sinto enojada, não me desce mesmo. Porque se dar ao trabalho de manter as aparências para "pagar de bonito" para a sociedade? Longe de querer ser moralista. Mas se você não ama, por que dizer o contrário? Porque se prender a alguém que você não quer nem passar cinco minutos ouvindo falar sobre o seu dia? Ou dizer que morre de amores, quando seu sentimento não passou de um mero gostar?

O amor é mais que andar de mãos dadas, é mais do que fazer o bem e mais ainda que contar para todo mundo o que se sente. Quando ele vem, não se importa com os defeitos, obrigações, dificuldades ou formalidades. O amor de verdade não quer ser aceito, quer ser dado. Não adianta dizer que ama se não se sente. Não é amor se olhar para uma mancha na parede causa o mesmo efeito que abraçar alguém.

Não digo que temos que nos retraí e ficar longe de todos e desconfiados de tudo. Faço um apelo aqui para a sinceridade dos humanos que há muito foi perdida. Não minta para você mesmo, dentro de nós sabemos exatamente o que se passa e o que se sente. Goste se você gostar, ame se você souber que é exatamente isso que você sente. 

E se você quer mesmo saber se acredito no amor, eu ainda acredito, mas no sincero. Aquele que a gente só dá porque sabe que sente e não é necessariamente dizendo eu te amo.

Thalyne Carneiro

Nenhum comentário: