segunda-feira, 19 de março de 2012

A Fórmula dos Relacionamentos


Apesar de ser defendido com afinco, o pensamento livre está longe de ser acatado e respeitado pelas outras pessoas. Quando se trata de relacionamentos então, parece que a dificuldade é multiplicada por mil. Os relacionamentos a que me refiro, não são necessariamente namoros e casamentos. Me refiro a todos. Amizade, ficadas, rolos... Tudo que envolva duas pessoas com algum grau de proximidade.


Às vezes parece que todo o esforço da liberdade de expressão ficou em um passado muito distante. Temos muito mais liberdade do que antigamente, com certeza. Mas falta muito para as pessoas se comunicarem expondo suas ideias sem serem repudiadas por algumas delas. 

Em família é muito difícil uma discussão sobre pontos de vista, quando há discordância, não acabar com a máxima "Você sempre acha que você está certo, né?" ou então: "Está certo porque eu sou o mais velho, você não sabe de nada da vida ainda". Será mesmo? Não estou dizendo que o mais novo sempre está certo, longe disso. Ninguém está certo o tempo todo. Mas temos que concordar que o mundo está em constantes mudanças. Algo que era impensado há uns anos, hoje se torna comum. O que faz com que em alguns casos, ALGUNS, a experiência de vida não conte.

Amizades é outro exemplo, quantas vezes amigos brigam por coisas bestas por que um não concorda com o outro? E o pior de tudo é quando um deles tenta viver a vida do outro. Todos nós temos que pôr na cabeça que os erros de uma vida não são iguais ao da outra. Não é porque você fez de um jeito e deu errado que qualquer outra pessoa no mundo fazendo vai dar também. De repente, aquilo que você fez e não deu certo, para o outro vai ser o que vai mudar tudo, quem sabe? Não adianta repudiar a ideia e não deixar o outro fazer, cada um tem uma lição para aprender, que infelizmente se tem que aprender sozinho.


Quando é amoroso o grande problema é o tentar entender o outro. Sim, tentar. Por que não tem como entender as outras pessoas. Como dizia a propaganda de um seriado "cada cabeça é um mundo", e o meu mundo é diferente do seu. A gente sempre acha que sabe o que as outras pessoas querem, mas a verdade é que a gente não sabe. Não é porque a pessoa é carinhosa que ela quer um relacionamento sério, não é porque ela está tentando te agradar excepcionalmente hoje que ela tem segundas intenções. Cada caso é um caso.

O meu ponto de vista é que não existe uma fórmula que vai dar certo para qualquer tipo de coisa. Livre-se desse pensamento. Se fórmulas dessem certo para relacionamentos seria porque todos nós seriamos iguais e a gente sabe que não é assim. Jogue fora os manuais. Não tente decifrar o outro. Pergunte, compreenda e a vida pode se tornar bem mais fácil. Não custa nada tentar.

Nenhum comentário: